O Rio Grande do Sul tem 96,3% dos municípios em nível de desenvolvimento moderado ou alto. Bento Gonçalves, Farroupilha e Lajeado estão na lista dos 100 maiores índices do Brasil. O cálculo é feito todos os anos pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, usando dados declarados pelas Prefeituras ao Governo Federal. Este último Índice de Desenvolvimento Municipal considera informações de 2009.
Houve recuo de 0,7% no nível do Rio Grande do Sul, na comparação com o ano anterior. Ainda assim, fica na sexta posição no ranking brasileiro. Para a Firjan, a queda foi provocara pela crise econômica mundial, que afetou principalmente Estados mais industrializados e com mercados de trabalho mais formalizados.
No caso do Rio Grande do Sul, o recorte Emprego & Renda caiu 5,4% em relação a 2008. A produção industrial teve queda de 7,2% e o mercado de trabalho reduziu o ritmo de geração de novas vagas de 90 mil empregos em 2008 para 64,2 mil no ano seguinte.
Na área de Saúde, cresceu 0,6%, confirmando alto desenvolvimento e a terceira colocação no País. O indicador de Educação também apresentou alta de 3%.
Os piores resultados no Estado ficam para São Francisco de Paula, Tunas e Fontoura Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário