quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Oktoberfest em Santa Cruz



Motivos não faltam à Oktoberfest para atrair pessoas do Brasil e até do exterior. Em quase três décadas de história, a versão brasileira do evento de Munique, na Alemanha, já recebeu cerca de 18 milhões de visitantes. Segundo Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica, onde é realizada a Oktoberfest, a proposta, desde 2005, tem sido trazer para o evento, especialmente, o turista com potencial de compra e que admire a cultura germânica. Afinal, a festa, além de promover a apreciação da bebida, celebra a tradição alemã no Sul do Brasil.
Homens de suspensórios e calças batendo nas canelas, mulheres de vestidos com aventais, todos devidamente acompanhados com suas canecas de grandes proporções, têm entrada franca na Vila Germânica. Lá, o ambiente é envolvido com um clima alegre, colorido e regado a muito chope: mais de 25 variedades. Para dar o tom do evento, cerca de 30 bandas nacionais vão oferecer 450 horas de animação dentro e fora dos pavilhões.  Outra atração são os desfiles, verdadeiros espetáculos ao ar livre que contam a história da colonização alemã e exaltam os costumes dos descendentes. Pela Rua XV de Novembro, no centro da cidade, passam aproximadamente 2,5 mil figurantes e 15 carros alegóricos, mais charretes, carroções, carros de mola e Bierwagens (carros de distribuição de chope gratuito) motorizados e com tração animal. Para os que gostam de desafio, haverá diariamente o Concurso nacional de chope em metro, com participação gratuita. Outra prova é o Rei do Tiro, modalidade esportiva organizada pela Sociedade de Atiradores de Blumenau.
Quando se fala em Oktoberfest logo se pensa na festa catarinense, mas o que muita gente não sabe é que o Rio Grande do Sul, abriga a segunda maior festa do gênero no país. De 5 a 16 de outubro, Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros de Porto Alegre, terá a 27ª edição do evento que celebra a cultura alemã no estado. São esperados 400 mil visitantes em 12 dias de música, dança e farta gastronomia. As tradições dos imigrantes alemães que colonizaram a região há 160 anos estão presentes no dia a dia dos moradores e são prato cheio para quem chega sedento de cultura.
As atrações se concentram no Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa, 715), localizado no centro de Santa Cruz. Bailes com bandas típicas alemãs, apresentações folclóricas com grupos de danças, corais e orquestras, além de jogos germânicos no espaço cultural animam os presentes. É permitido, ainda, saborear as delícias gastronômicas dos restaurantes típicos ou no Café Colonial. Quem quiser ir além, pode aprender a preparar receitas tradicionais na escola de culinária, como os cucas, espécies de bolos que dão água na boca.
Saiba mais
A origem da Oktoberfest, na Alemanha, remonta ao ano de 1810, na cidade de Munique, na Baviera, quando, com uma corrida de cavalos, foi celebrado o casamento do príncipe herdeiro Ludwig, mais tarde Ludwig I, com a princesa Therese Von Sachsen-Hildburghausen. O enorme sucesso de público no evento – que contou ainda com a presença da família real da Baviera – fez com que fosse marcada outra festa para o outubro seguinte e, desta forma, se iniciou a tradição. Na medida em que novas edições eram realizadas, mais atrações foram incorporadas, como os jogos germânicos, desfiles de carros alegóricos, concursos de rainhas e princesas, bailes típicos animados por bandas folclóricas e, principalmente, a gastronomia.

 Afinal, a festa, além de promover a apreciação da bebida, celebra a tradição alemã no Sul do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário