quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Convênios com a Prefeitura facilitam acesso ao livro e à Feira

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, e o prefeito José Fortunati assinaram, nesta quarta-feira (26),  na Prefeitura de Porto Alegre, dois convênios que irão viabilizar a Feira do Livro e a ampliar o acesso dos professores da rede municipal à aquisição de novas obras. Na oportunidade, houve a entrega simbólica do novo Cartão do Professor, que incentiva a qualificação autônoma dos educadores.
           O cartão, no valor de R$ 55,00, será operado pela Refeisul, empresa do Banrisul, sendo para uso exclusivo na 57ª Feira do Livro. Para efetuar a venda utilizando o crédito do Cartão do Professor, cada expositor deverá estar apto a operar pelo Banricompras, tendo habilitada a função “cartão benefício”, sendo necessário o contato com a agência em que o associado da Câmara possui conta corrente.
          Lançado em 2010, o cartão-presente voltará a ser usado na Feira deste Ano, podendo ser adquirido por qualquer cliente junto aos espaços de autógrafos, tanto na Praça da Alfândega, como no Cais do Porto.
            Ao saudar os presentes, João Carneiro os chamou de “amigos do livro”. Falou de sua satisfação em ver a Feira sendo realizada na Praça, que já está com seu eixo central restaurado,  facilitando o acesso do público a todos os espaços. Para o sucesso do evento “o convênio com a Prefeitura é fundamental”, reconheceu. Parabenizou os professores presentes, lembrando que se o índice de leitura do Estado é o maior no País “isto se deve ao trabalho de nossos professores”.
            Já Fortunati observou que o espaço da Feira do Livro está consagrado no coração do centro histórico da cidade. Garantiu que, para o próximo ano, a restauração da Praça estará concluída. “E o cidadão ficará orgulhoso deste local, que terá recuperadas as características que apresentava nos anos 20 e 30”. Para o Prefeito, o cartão é um prêmio ao trabalho do professor e um meio para que possa interagir ainda mais com a Feira. Ele adiantou que no próximo ano este benefício será estendido aos servidores das escolas.
           O secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, que coordena a parceria entre a Prefeitura e a Câmara Rio-Grandense do Livro, ressalta que a realização da Feira “é a sacralização do livro”, lembrando as características únicas do evento porto-alegrense,
realizado ao ar livre, “diferente das grandes feiras de outros estados e países, geralmente confinadas a pavilhões fechados”.
             A titular da SMED, Cleci Jurach, salientou que o cartão será enviado a todas as escolas do município, para chegar a cada docente da rede. Para ela, é “um gesto de reconhecimento ao trabalho do professor e um incentivo à qualificação do ensino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário