quarta-feira, 7 de março de 2012

TRENSURB 27 anos junto a comunidade Gaúcha

Estação São Leopoldo, última viagem, trem em movimento no dia 02 de março de 2012
Arco da Estação Mercado Público

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - Trensurb - é uma sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério das Cidades, Governo Federal, que tem por acionistas a União (99,21%), o Estado do Rio Grande do Sul (0,61%) e o município de Porto Alegre (0,17%). Foi criada em 1980 e iniciou sua operação comercial em 1985.
Atualmente, opera uma linha de trens urbanos com extensão de 33,8 km, no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA, com 17 estações e uma frota de 25 trens, atendendo a cinco municípios: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.
Para cumprir sua missão, a empresa está organizada em cinco grandes áreas: Operação, Manutenção, Administração, Expansão e Comercial. Conta com um quadro de pessoal de 1.088 empregados, cerca de 440 trabalhadores prestando serviço através de empresas contratadas e 100 estagiários que, subdivididos em escalas e jornadas de trabalho diferenciadas, garantem o funcionamento diário por 24 horas do Metrô Gaúcho.
Inaugurou o primeiro trecho da Linha 1, ligando Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, em 2 de março de 1985. Em 9 de dezembro de 1997, chegou a São Leopoldo com a inauguração da Estação Unisinos e, em 20 de novembro de 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo, ao lado do Museu do Trem.
A Trensurb, ao longo da sua história, consolidou-se como uma empresa de transporte de passageiros, indutora de desenvolvimento social e econômico. Introduziu e motivou mudanças nos hábitos da população, alterando consideravelmente a realidade dos municípios. Isto porque sua implantação envolveu, não só a instalação do sistema metroviário, mas também a readequação da malha viária, o saneamento, a iluminação pública, a segurança de pedestres e outras obras complementares.
Fonte: www.trensurb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário