quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Muito mais iluminados!!

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), lançou tomada de preços para elaboração de projeto de iluminação e elétrico para imóveis, monumentos e conjuntos tombados da Capital. Em edital, publicado no Diário Oficial na última semana, os locais a receberem nova iluminação estão divididos em dois grupos: 1) Paço Municipal, Museu Joaquim José Felizardo e Travessa dos Venezianos; 2) Mercado Público, Ponte de Pedra e Monumento a Bento Gonçalves.
 Segundo o titular da Smov, Cássio Trogildo, o objetivo é complementar a iluminação já existente, valorizando os locais. “Vamos iluminar as fachadas das edificações e dos monumentos, observando a sua forma e detalhes arquitetônicos, considerando os aspectos visuais e a integração dos equipamentos à arquitetura, embelezando e resgatando o valor histórico e turístico de cada ponto”, explica o secretário.
 O secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, classifica a intervenção como muito oportuna e bem-vinda. “A iluminação é um elemento essencial na valorização do patrimônio construído, tanto quanto a luz que realça a presença de um artista no palco ou uma obra-prima na parede de um museu. A iniciativa se insere no mesmo conjunto de ações que vêm com sucesso revalorizando o Centro Histórico e a capital gaúcha como um todo", avalia.
 As propostas serão recebidas no dia 4 de janeiro, quarta-feira, na sala da Comissão Permanente de Licitações da Smov. Os projetos deverão ser elaborados em estrita concordância dos técnicos da SMC/EPAHC e Smov/DIP, atendendo aos seguintes requisitos:
  • não causar impacto à arquitetura do prédio;
  • funcionalidade e adequação ao uso;
  • economia na execução, conservação, manutenção e operação, sem prejuízo da durabilidade da obra;
  • eficiência energética;
  • facilidade na execução, conservação, manutenção e operação;
  • equipamentos e instalações que evitem vandalismos nos locais sujeitos a esses riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário