quarta-feira, 18 de maio de 2011

Conheça alguns dos principais museus do Estado, no Dia Internacional dos Museus

Conheça museus por todo o Estado e homenageie o Dia do Museu

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) - É um dos principais museus de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne quase três mil obras de artistas nacionais e internacionais.

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - É uma instituição cultural voltada para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social no RS. Seu acervo, disponível para consulta, abrange diferentes áreas da Comunicação: Imprensa, Televisão e Vídeo, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.

Fundação Iberê Camargo - As memórias construídas ao longo da vida de Iberê Camargo foram retratadas em mais de sete mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras e guaches, e estão guardadas neste museu que leva o seu nome.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS O museu apresenta desde experimentos com temas científicos a mostras tecnológicas. A exposição permanente conta com 800 experimentos interativos, dentro os quais destaca o Giroscópio Humano, que dá a sensação de estar flutuando em um ambiente sem gravidade.

Museu do Trem - A Estação Ferroviária de São Leopoldo foi fundada em 1874, e no ano de 1976 se transformou no Museu do Trem. São realizadas nesta antiga estação exposições permanentes com visitas guiadas, exposições itinerantes, palestras para grupos escolares e variados projetos culturais.

Casa do Imigrante - Construída em 1788, em São Leopoldo, no decorrer dos anos, a casa teve diversos donos até o ano de 1939, quando sofreu uma restauração, passando a ser um museu destinado à história da imigração alemã.

Museu Comunitário Casa Schmitt - Instalado em um imóvel construído na primeira metade do século XIX, em estilo enxaimel, o museu abriga a reconstituição de uma antiga venda de colônia e da residência do imigrante João Pedro Schmitt, considerado o fundador da cidade de Novo Hamburgo.

Museu de Ciências Naturais Ceclimar O museu é vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Localizado às margens da lagoa Tramandaí no município de Imbé, promove em conjunto com o Setor de Educação Ambiental, cursos e atividades voltadas a conscientização do mundo sustentável direcionados à comunidade.

Dreamland Museu de Cera - Com 1,5 mil m² de área, o museu conta com 17 cenários com réplicas em cera de celebridades internacionais. Destacam-se as réplicas do Mike Tyson, Brad Pitt, Demi More, Lady Di, Bill Clinton, Sean Connery, Harrison Ford, James Dean, Elvis Presley, e Frank Sinatra.

Museu do automóvel Hollywood Dream Cars O museu apresenta acervo clássico de carros, motos e objetos da década de 20 a 60. Dentre os quais destacam-se Buick (1951), Roadmaster, Pontiac (1951), Ford modelo A (1929), cadillacs e 15 motos Harley-Davidson.

Museu Medieval Castelo Saint George - O Museu Medieval propõe uma viagem à Idade Média por meio de sua exposição composta por um arsenal de armas medievais e cutelaria gaúcha, nacional e internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário