quarta-feira, 18 de maio de 2011

Capital pode receber usina de reciclagem tecnológica


A reciclagem de resíduos tecnológicos e os caminhos que percorrem o ciclo sustentável do lixo eletrônico foram tema do Meeting de Tecnologia que o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) participou nesta terça-feira, 17, na Federasul. O encontro, coordenado pelo vice-presidente da Federasul, Jaime Wagner, contou com a palestra do prof. Newton Braga Rosa, secretário de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, e Alexandre Machado, líder de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cetrel, empresa baiana do Grupo Braskem.
A capital dos gaúchos foi destacada pelos palestrantes como referência nacional no tratamento do lixo tecnológico. Um dos assuntos abordados foi a possibilidade de se formatar uma parceria público-privada para gerir a implantação de um projeto de uma usina inédita de reciclagem no município. A iniciativa está inserida na proposta do Inovapoa de implementar uma política municipal de resíduos sólidhos, a fim de propor uma adequada coleta, triagem e reaproveitamento de resíduos tecnológicos.
De acordo com o titular do Inovapoa, a proposta de transformar resíduo em produto é grandiosa, além de economicamente rentável. “A ideia atende a Lei Federal da Logística Reversa, de agosto de 2010, que institui no país a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse. O evento contou com o patrocínio da Procempa e apoio da Assespro/ Internet Sul/ Softsul/ Seprorgs/ Sucesu-RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário