terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Restinga é Bi Campeã do carnaval de Porto Alegre






Alguém duvidou que apesar da vantagem no início da apuração, a escola da Zona Sul venceria a disputa com a Imperadores do Samba
Uma apuração emocionante na tarde desta terça, no Porto Seco, principalmente durante a leitura dos últimos quesitos, a Estado Maior da Restinga comemorou o bicampeonato do carnaval de Porto Alegre, com a pontuação de 238,3, contra 238,2 da Imperadores do Samba.
A escola falou sobre o vinho em seu enredo, com uma viagem cultural e histórica sobre a produção da bebida e sua relação com o RS, principalmente pela influência italiana na região serrana. Como já era previsto, a Protegidos da Princesa Isabel recebeu a menor nota na soma dos oito quesitos e foi rebaixada para o Grupo Intermediário A.
Resultado final
Restinga - 238.3
Imperadores - 238.2
Império - 237.4
Imperatriz - 235.5
Vila Isabel - 234.9
IAPI - 234.7
Bambas - 233.3
Gravataí - 232
Embaixadores - 225.5
Protegidos - 221.3

Praiana é volta ao Grupo Especial
 A Academia de Samba Praiana voltou à elite do Carnaval de Porto Alegre. Com 158,8 pontos, venceu no Grupo Intermediário A e deu à volta por cima, depois do rebaixamento considerado injusto no Carnaval passado. A escola entrou no Complexo Cultural do Porto Seco com o enredo "Do paraíso aos sete pecados capitais, Praiana mostra sua ira".
O Império do Sol ficou em segundo lugar, com 157,3 pontos, e Sampa Puro em terceiro, com a mesma pontuação. Em seguida a Imperatriz Leopoldense, com 155,8. A Vila Mapa ficou com 153 pontos. Com 152,8 pontos, a escola Realeza caiu para o Grupo Intermediário B.
Unidos do Guajuviras volta ao Grupo A
A escola Unidos do Guajuviras, de Canoas, que há quatro anos não desfilava em Porto Alegre, é a vencedora do Grupo Intermediário B, com 157,3 pontos. Com o tema: “O jogo vai começar, sou mais Guajuviras”, a escola, fundada em 1991, garantiu seu lugar no Grupo A no Carnaval de 2013.
Em segundo lugar ficou a Unidos do Capão 156,4 pontos, uma das favoritas à vaga no grupo A. A seguir ficaram Acadêmicos da Orgia, com 156,2 pontos; Apito de Ouro, com 153,2; União da Tinga, com 152,2; Copacabana, com 152; e Filhos da Candinha, com 151.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Musas do Carnaval 2012- Porto Alegre!

Belas, elas deixaram o público do Complexo Cultural Porto Seco frenéticos!Acompanhe um pouco do que foi nas fotos anexas!





















Fotos: Fatima Oliveira!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Academicos do Gravatai , no Porto Seco

Passo Fundo foi tema dos Acadêmicos de Gravataí

18/02/2012 05:11:37

A quinta escola mais antiga do carnaval de Porto Alegre, a Acadêmicos de Gravataí apresentou como tema-enredo "A Onça Negra Samba e Canta Passo Fundo". Destacada pelas cores vermelho, preto e branco, as 18 alas e cinco carros alegóricos trouxeram para a avenida uma mescla de lendas e realidade que estão na origem de uma das principais cidades do Rio grande do Sul.

O início folclórico de Passo Fundo foi o tema do carro abre alas da escola que destacou o nome da cidade que tem origem numa passagem história sobre um rio fundo em que os índios, inicialmente, e depois os tropeiros, tinham que passar para ir ao norte. Neste local surgiu Passo Fundo. Em seguida, o desfile prestou homenagem à lenda da Mãe Preta, um dos símbolos da cidade, que teria chorado eternamente ao ver seu filho partir, vendido como escravo.

A terceira alegoria destacou o famoso Cassino da Maróca, um dos locais mais conhecidos dos anos 50, que foi registrado por Ruth Schneider, uma das principais artistas plásticas gaúcha. Em seguida entraram na avenida as alas que prestaram homenagem ao passo-fundense mais conhecido no Brasil e  no exterior: Teixeirinha. A Acadêmicos fechou sua apresentação mostrando o potencial de Passo Fundo, destacando sua vocação cultural, com o Festival de Folclore e a Jornada Internacional de Literatura, e a perspectiva de crecimento econômico do município, a partir das pesquisas com o biodisel.

Samba enredo - "A Onça Negra Samba e Canta Passo Fundo"

Autores: Conrado Laurindo, Fred Inspiração, Ricardo Abraham e Willian Tadeu.
Intérprete: Lú Astra
l

Bloco da Saúde, leva saúde para o Carnaval!


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está presente no Carnaval 2012 de Porto Alegre com a campanha “A melhor coisa do mundo é curtir o Carnaval com saúde”. Junto à pista de desfiles do Complexo Cultural Porto Seco, foi montada uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), onde uma equipe de dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem está à disposição para atendimento de casos de emergência.
Localizado ao lado do posto da Brigada Militar, o espaço tem  200 metros quadrados (o dobro da unidade instalada no ano passado), é climatizado e oferece sala de recepção e espera, consultório, salas de procedimentos e de estabilização. Todo o mobiliário e equipamentos são novos. No local, estão ainda duas ambulâncias para primeiros socorros e transporte de pacientes para serviços de média e alta.
A SMS tem também um estande com informações sobre saúde da população negra e doenças sexualmente transmissíveis (DST).Como prevenção a essas enfermidades a secretaria está distribuindo 50 mil camisinhas e informações sobre cuidados para se proteger.

Começa o Carnaval em Porto Alegre

A escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina abriu os desfiles do carnaval de Porto Alegre, nesta sexta-feira, 17, no primeiro dia de apresentação do Grupo Especial, no Complexo Cultural do Porto Seco. A escola entrou na avenida com 1,6 mil integrantes, divididos em 14 alas e 4 alegorias. Completando 32 anos, a Imperatriz Dona Leopoldina é uma escola de samba de Porto Alegre fundada em 1981. Suas cores são laranja, preto e branco e seu símbolo é uma coroa ornada com louros da vitória.
Campeã do carnaval da Capital em 2010, a Imperatriz Dona Leopoldina busca este ano o tão sonhado bi-campeonato, com o samba enredo "75 Anos De Cara Pintada De Brasil – A UNE somos nós, nosso Samba, nossa Voz!”. Segundo o diretor de carnaval, João Augusto Moojen, a escola está bem preparada, com uma composição bem harmônica. “Batalhamos muito para chegar até aqui e aspiramos com fé o merecido bi-campeonato”, ressalta Moojen.
 A escolha do nome da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina foi uma homenagem à escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, uma cortesia à Imperatriz do Brasil Dona Leopoldina von Habsburg, primeira esposa de Dom Pedro I.
Sua primeira conquista ocorreu no ano de 1985, com o título do antigo Grupo III. Em 1992, com o enredo "Não existe pecado abaixo do Equador", foi campeã do grupo 1-B. As duas melhores colocações no grupo especial até o ano de 2009 haviam sido dois vice-campeonatos; o primeiro em 2005, com uma homenagem ao dançarino Carlinhos de Jesus, e, em 2008, a Martinho da Vila. Em 2010, com uma homenagem à cantora Beth Carvalho, a escola venceu pela primeira vez o Grupo Especial.


Fotos Fatima Oliveira
Jornal Metro Porto Alegre
Samba enredo 2012 - "75 ANOS DE CARA PINTADA DE BRASIL - UNE somos nós, nosso Samba, nossa Voz!”

Festa da Uva 2012, recebe a presença da "GAUCHA DILMA ROUSSEFF", Presitenta do Brasil!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Domingo de estreiantes

Estreantes em Gre-Nal, Marcelo Moreno e Dátolo foram atrações a parte no clássico 390, realizado no início da noite deste domingo, no Estádio Olímpico. Nesse duelo de estrangeiros, pequena vantagem para o atacante gremista, no empate em 2 a 2. Enquanto o boliviano foi soberano na bola aérea, o argentino se mostrou um bom “chutador”.

Moreno foi a principal alternativa ofensiva gremista durante os 90 minutos da partida. Como centroavante, teve presença de área e era perigoso sempre quando acionado, principalmente em cruzamentos pelos flancos.


Aos sete minutos, o camisa 9 do Grêmio quase construiu jogada de gol. Mas quando cabeceou para Leandro desviar para as redes, o auxiliar levantou a bandeira: impedimento.

Aí surgiu Dátolo. O argentino começou tímido, mas locou mostrou seu cartão de visitas: é um chutador. Da intermediária, o argentino enquadrou o corpo e bateu forte. A bola rebateu duas vezes antes de enganar Victor.

O Grêmio já tinha empatado o jogo, com Marquinhos, quando Moreno voltou a ser fundamental na partida. Foi agarrado na área por Josimar e Leandro Vuaden assinalou pênalti. Na cobrança, o boliviano bateu rasteiro, no canto direito de Muriel.

Moreno ainda quase ampliou em lance originado por Fernando, quando Muriel ofereceu rebote. O atacante se lançou de carrinho, mas não conseguiu desviar.

Dátolo voltou para a segunda etapa como a figura diferencial dos vermelhos. Mostrava qualidade, não se escondida. Na hora do último toque, acusava a falta de ritmo, do pouco mais de uma semana de treinamentos no Beira-Rio. Cansado, foi substituído por Fransérgio.


Moreno, por sua vez, não era tão vibrante na segunda etapa. Mas cavada faltas frontais perigosas. Em uma delas, Fernando fez com que Muriel tremesse ao ver a bola sair raspando a trave direita.

Todas as jogadas do boliviano eram perigosas. Aos 23, soltou uma pancada da meia direita, em que o goleiro colorado espalmou pela linha de fundo.

Aos 30, Moreno desviou cruzamento de Bruno Collaço. O centroavante testou certo, com precisão. Só não contava com a mão salvadora de Muriel. Antes disso, Bolívar havia deixado tudo igual, de cabeça, após cobrança de escanteio.

O argentino insistia na bola aérea. Aos 33, apareceu no segundo poste e cabeceou sem força. O arqueiro colorado defendia, segurava o resultado. No final da partida, Moreno desviou e Kleber, quase na pequena área, concluiu de cabeça. Muriel fez milagre.

O placar não foi mais movimentado. Ficou o empate. Dos dois estrangeiros, ficou uma esperança de belas temporadas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Final de semana é de Grenal

A vitória por 1 a 0 sobre o São Luiz nesta quinta-feira pode ter aliviado um pouco a pressão da torcida do Grêmio por vitórias. Mas a atuação não convenceu os presentes no Olímpico, que chegaram a vaiar a equipe treinada por Caio Júnior ao final do jogo. 

Para o Gre-Nal 390, que será disputado neste domingo, a partir das 19h30min, no Estádio Olímpico, o fator local é um aliado gremista. Para o meia Marquinhos, mesmo com o baixo rendimento no segundo tempo diante do São Luiz, o apoio da torcida em casa será fundamental para derrotar o Inter.


Mesmo com o apoio da torcida, o Grêmio reconhece a força do maior rival. Ainda que o Inter mande a campo um time misto, por conta da estreia na fase de grupos da Libertadores diante do peruano Juan Aurich na próxima quarta-feira, o meia Marquinhos espera uma partida difícil neste domingo.

Trensurb na ativa

O rompimento de um cabo de contato na rede aérea parou o Trensurb entre Porto Alegre e São Leopoldo, em ambos os sentidos, no fim da madrugada desta sexta-feira. Por volta das 8h30min, após reparos realizados pela equipe técnica, os serviços foram restabelecidos.

De acordo com a Trensurb, a parada que afetou 30 mil usuários foi provocada por problemas técnicos nas proximidades da estação Anchieta e da ponte do Rio Gravataí.