segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os piores trechos da BR-285


Buracos na pista, desnível no asfalto, sinalização precária, acostamento inexistente.
Esta é a situação da BR 285 entre as missioneiras São Luiz Gonzaga e São Borja.
Garrafa térmica em baixo do braço, o são-borjense Jorge Ibanez Lanes da Silva, 50 anos, é abordado pela equipe do grupo RBS quando preparava-se para fazer mate, em São Luiz Gonzaga.
- Estrada está conservada até aqui. Continua assim até São Borja? – quero saber
Com a experiência de quem conhece até os arbustos que se destacam na vegetação rasteira do pampa, que já começa a margear BR-285, Lanes assegura:
- Preparem-se porque é outra estrada. Quando chove é um perigo!
De fato, o asfalto trincado faz trepidar o carro, compromentendo a estabilidade. No km 613, falhas dão lugar a buracos de quase dois metros de largura. Ali, não há sequer resquícios de sinalização horizontal.
- É o prior trecho da BR, disparado. É muito perigoso porque tem o risco de tombar o caminhão. Estamos abandonados – diz o caminhoneiro Denis Alves de Oliveira, 41 anos, que viaja pelo menos duas vezes por semana na estrada.
Um pouco mais adiante, às 12h30min de sábado, Elídio Horts, 69 anos, e Efrida Horst, 68 anos, morreram numa reta no km 653. Sob chuva, a Parati conduzida por Elídio saiu da pista e capotou.
- É comum acumular água nos “trilhos” (afundamentos) deixados na pista pelo peso dos caminhões. Eles provavelmente aquaplanaram – opina Paulo Molinos, policial lotado na 12ª Delegacia da PRF, em São Borja.
Martírio para atravessar a BR em Passo Fundo
Moradores do bairro São José, em Passo Fundo, na região do Planalto, vivem uma situação inusitada.
 A obra que irá duplicar três quilômetros da BR-285, reduzindo engarrafamentos diários no trecho urbano da cidade, transformou num martório a travessia da estrada.

Ronaldinho viveu inferno no retorno ao Olímpico, diz jornal espanhol

A volta de Ronaldinho ao Estádio Olímpico repercutiu na Espanha. O jornal catalão Sport, identificado com as cores do Barcelona, comparou o ex-jogador do clube ao português Luis Figo, que trocou o Barça pelo Real Madrid. O diário destacou a recepção da torcida do Grêmio ao camisa 10 rubro-negro, durante a vitória tricolor por 4 a 2 neste domingo pelo Brasileirão.

"O Grêmio acertou as contas com seu 'Figo' particular. Ronaldinho viveu um inferno em seu retorno ao Olímpico de Porto Alegre", diz a edição desta segunda do diário catalão.O texto relembra a transferência de Ronaldinho para o Flamengo, após o empresário e irmão Assis ter negociado com o Grêmio. E destaca os gritos de "pilantra" contra o jogador. "Faixas de gosto duvidoso, como uma dedicada a Dona Miguelina, mãe do jogador, inundaram as arquibancadas", destaca.

O também espanhol As destaca a "formidável reação" do Grêmio na virada sobre o Flamengo "comandado por um Ronaldinho Gaúcho vaiado de forma permanente pela torcida da equipe local". O texto, que fala de maneira geral sobre todos os resultados do Brasileirão, lembra que, com o resultado, o time rubro-negbro ficou afastado da briga pelo título.

O site da Fifa é outro a elogiar a virada do Grêmio sobre o Flamengo no Olímpico. Embora confunda o estádio gremista com o Beira-Rio, a entidade máxima do futebol destaca a entrega da equipe comandada por Celso Roth e disse que a equipe carioca foi atropelada no segundo tempo.

"Embora o Grêmio esteja distante da liderança, é provável que a virada sobre o Flamengo tenha deixado seus torcedores com o peito tão estufado como o dos corintianos. [...] Com muita aplicação, agressividade no ataque e lances inspirados de Ezequiel Miralles, Douglas e André Lima, o Grêmio atropelou no segundo tempo", diz o texto.

A volta de Ronaldinho ao Olímpico também foi assunto nos principais jornais do país. A Folha de São Paulo fala sobre o clima de hostilidade no estádio, no momento do anúncio de R10 entre os 11 titulares da equipe do Flamengo.

"No momento em que o locutor do estádio anunciou Ronaldinho na escalação da equipe carioca, "pilantra", "mercenário" e "traidor" foram as qualificações mais usadas pela torcida gaúcha", diz a Folha.

Já o carioca O Dia, retrata o sentimento de vingança que a torcida tricolor externou sobre seu antigo ídolo na partida contra o Flamengo. A abertura do texto destaca a ira dos gritos que ecoaram neste domingo no Estádio Olímpico.

"Dizem que a vingança é um prato que se come frio. Frio e amargo. Que o diga Ronaldinho, que sentiu de perto a ira gremista ao reencontrar dez anos depois a torcida que um dia o idolatrou", disse o jornal carioca.

Lula chega ao hospital para a primeira sessão de quimioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 10h desta segunda-feira ao Hospital Sírio-Libanês, onde iniciará sessões de quimioterapia para combater um câncer na laringe. Ele chegou acompanhado da mulher, Marisa Leticia, e deve passar a noite na instituição devido aos efeitos colaterais do tratamento.

Na quinta-feira, durante sua festa de aniversário, Lula reclamou de rouquidão excessiva nas últimas duas semanas e foi aconselhado por Roberto Kalil, seu médico particular, a fazer uma consulta. Os primeiros exames foram feitos na sexta-feira e, no sábado, ao retornar para complementar o procedimento, ele recebeu o diagnóstico.

Acompanhado de Marisa Leticia, o ex-presidente passou o sábado no hospital, para se recuperar da biópsia à que foi submetido. Durante todo o dia, ele recebeu centenas de mensagens de solidariedade, entre elas a da presidenta Dilma Rousseff, de seu partido, o PT, e também de legendas de oposição, como o PSDB e o PPS.

Bom Jesus registra geada e temperatura 5ºC abaixo da média no último dia de outubro

O município de Bom Jesus, na serra gaúcha, teve geada fraca na madrugada desta segunda-feira, conforme registro da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a meteorologista Cássia Beu, da Somar, a ocorrência do fenômeno pouco comum para esta época do ano se deve à atuação de uma massa de ar polar intensa, que provocou queda acentuada das temperaturas em todo o Estado.

A temperatura mínima registrada hoje em Bom Jesus — 5ºC segundo o Inmet — é 50% mais baixa que a mínima média do município no mês de outubro (10ºC).

Mas esta não foi a menor temperatura do Estado nesta segunda-feira: em São José dos Ausentes o Inmet chegou a registrar 3,7ºC, com sensação de 1,5ºC, e em Vacaria fez 5,1ºC, com sensação de apenas 1ºC.

— As massas de ar frio têm chegado mais intensas no Rio Grande do Sul, até por conta do fenômeno La Niña — acrescenta Cássia.

Ela ainda destaca que o mês de outubro deste ano está relativamente mais frio que outubro do ano passado.

Em 2010, a menor temperatura em São José dos Ausentes, por exemplo, ocorreu no dia 19, e foi 4,2ºC — meio grau acima da mínima de hoje, 12 dias mais cedo.

Segundo Cássia, os gaúchos ainda podem esperar por mais episódios de geada nesta primavera, embora as chances diminuam com a proximidade do verão. Nesta terça-feira o frio ainda deve ser intenso nas primeiras horas do dia, e somente na quarta a massa de ar frio perde um pouco a força.

— No decorrer do mês de novembro vai ser mais difícil a ocorrência de geada, mas ainda teremos muita oscilação de temperatura, com dias de calor e quedas acentuadas de temperatura — informa a meteorologista.

sábado, 29 de outubro de 2011

Emção marca a abertua oficial da 57ª Feira do Livro Porto Alegre













A Patrona Jane Tutikian reebeu o Jornal Metro Porto Alegre, do qual foi a Capa escolhida para a edição especial Feira do Livro, muito feliz agradeceu. Nas paginas internas do Jornal , em entrevista esclusiva, concedida em 03 de setembro a jornalista Gabriela Shuch  , Jane falou de sua expectavia e caminhada  até chegar a Potrona. As fotos para a materia foram feitas por Fátima Oliveira no Campus da Faculdade de Letras.




Abrem-se as páginas da leitura, com o Palco e  dependencias do Teatro Sancho Pança, no Cais do Portoo, completamete lotados, ontem, 28 de outubro,  a solenidade de abertura da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre deu a larga a mais uma Feira do Livro de Porto Alegre, a maior a céu aberto da América Latina. O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro. o presidente João Carneiro, emocionado falou da targetória da Feira do Livro nestes anos em que esteve a frente da Camara do Livro, fez um breve balaço e salientou que o evento é uma oportunidade para estreitar os laços entre leitores e escritores, brasileiros e estrangeiros. Também destacou que o Rio Grande do Sul é um dos estados com maior índice de leitura do Brasil.. "Tornar a leitura uma tecnologia de todos e fazer do livro um bem verdadeiramente popular", falou sobre um dos objetivos da Câmara, ao finalizar agradeceu o apoio e as parceirias -João Carneiro deixa a presidencia da Camara do Livro este ano.
A presidente Dilma que por estar gripada e ter recebido recomendaçõs medicas de repousos  informação esta recebida por nossa redação ainda  na tarde de qinta- feira(27) da assessoria de imprensa do Planalto, não veio para a abertura e foi representada pela  ministra da Cultura, Ana Buarque de Hollanda.
Com a palavra o patrono da 56ª edição, Paixão Côrtes, que ao se despedirse emocionou  e emocionou o público que o aplaudiu de pé e cantou junto a canção Prenda Minha. "Não me despeço da Feira, apenas das responsabilidades de ser Patrono", finalizou, reforçando a sua paixão pelo evento, deu aos boas vinda a nova Patrona e deixou o palco.
A Patrona da 57ª Feira do Livro, Jane Tutikian, falou com a voz embargada pela emoção sobre a gratidão, alegria e carinho de ter sido nomeada.  "Este é, para mim, um momento de rara emoção, feito de palavras, gente e livros", simplificou.
 Mas o momento mais esperado teve incio as 19h10, o xerife da feira, José Júlio La Porta, tocou a sineta que inaugura, tradicionalmente, os trabalhos e então teve inicio a caminhada, que ste ano levou o Xerife motorizado devido ao trajeto a ser percorido, falicitando assim oacesso dele. 
Entre as autoridades, a ministra da Cultura, Ana Buarque de Hollanda; a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; o presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim; o governador Tarso Genro e o prefeito José Fortunati estavam presentes eo presidente da Assembléia Legislativa do RS, Adão Vilaverde.
A feira vai até 15 de novembro.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Luciano está internado em hospital de Curitiba

O cantor Luciano, da dupla Zezé di Camargo e Luciano, está internado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba, no Paraná. A informação foi dada à rádio CBN por um representante comercial de um laboratório, que estava na UTI quando ele teria chegado, por volta das 9h. De acordo com o site da Gazeta do Povo, Luciano teria sofrido uma overdose de medicamentos.

— Na verdade, ele passou mal, não sei onde ele estava, talvez em um hotel. Aí deu entrada no Pronto Socorro e foi direto para a UTI. — disse o representante.

Segundo ele, o atendimento foi rápido, mas o cantor ainda continuava internado.

— Até onde se sabe ele está bem — afirmou.

Na noite de ontem, Luciano anunciou, em show no Teatro Guaíra, o fim da dupla com o irmão, que já vem há 20 anos. "Está impossível para mim, há muito tempo que venho brigando com isso, é uma culpa totalmente minha e da minha saúde", justificou. A dupla tem novo show marcado para a noite de hoje. O hospital, no entanto, ainda não confirmou a internação.

Em um vídeo captado por fãs e postado no YouTube, o cantor Luciano, a segunda voz da dupla, aparece sozinho no palco do Teatro Guaíra, no Paraná, afirmando que até o final do ano iria encerrar sua parceria com o irmão, que continuaria na estrada em carreira solo.

Cinzas do vulcão chileno Hudson podem chegar ao RS no domingo

A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Hudson poderá atingir o sul do Rio Grande do Sul a partir das 4h da madrugada deste domingo (horário brasileiro de verão), conforme indica o modelo de dispersão de cinzas vulcânicas da agência americana de dados oceânicos e atmosféricos NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).
Autoridades e especialistas do Chile avaliam que as cinzas poderão atingir níveis altos da atmosfera, região em que os ventos irão circular de sudoeste para nordeste nos próximos dias com uma velocidade prevista em média de 200 km/h, conectando assim a região do vulcão, no sul do Chile, ao Rio Grande do Sul.



A ação do vento pode criar um “corredor” por onde as cinzas serão transportadas até o território gaúcho, passando pela Argentina e pelo Uruguai.

Segundo a meteorologista da Central RBS, Estael Sias, ainda é cedo para avaliar se as cinzas serão facilmente visíveis como no último episódio do vulcão Puyehue, e se poderão afetar atividades em aeroportos ou provocar outros transtornos. Na semana passada, o vulcão Puyehue emitiu cinzas e fumaça, mais um vez, atrapalhando os voos na Argentina, no Uruguai, no Brasil e no Chile.
— Tudo vai depender das condições meteorológicas e da concentração e altitude das cinzas expelidas pelo vulcão — diz ela.

O governo do Chile mantém o alerta vermelho devido ao risco de erupção, embora especialistas afirmem que a atividade vulcânica diminuiu, segundo informações do jornal La Nación. Por determinação das autoridades, a zona de perigo ocupa 45 quilômetros ao redor do vulcão e foi evacuada. Ainda de acordo com o jornal chileno, quatro pessoas se recusavam a deixar a área até a manhã desta sexta-feira.

Primeiras viagens do transporte fluvial entre Porto Alegre e Guaíba têm poucos passageiros

As primeiras viagens do transporte fluvial entre Porto Alegre e Guaíba tiveram poucos passageiros. Em um trecho feito em 20 minutos, o primeiro catamarã saiu às 6h da Capital, com apenas dois passageiros a bordo.

No sentido contrário, nove pessoas utilizaram o transporte. Já na segunda viagem, foram 37 pessoas que realizaram o trajeto entre Guaíba e Porto Alegre.

O diretor de operações da Catsul, concessionária que administra o transporte, Carlos Benot, considera normal a procura baixa no primeiro dia.

Os passageiros podem utilizar o cartão TEU. A nova linha de transporte funciona entre as 6h e as 19h30min. São 14 horários com intervalo de 60 minutos, em cada sentido.

Nos fins de semana os horários serão reduzidos.
Serviço:
A venda de passagens para a hidrovia entre Porto Alegre e Guaíba começa hoje. Os locais de venda de bilhetes e de embarque e desembarque são os terminais hidroviários.

Porto Alegre — no armazém B3 do Cais Mauá. Pedestres podem chegar ao terminal pelo túnel sob o Trensurb, com acesso pelo calçadão da estação Mercado.

Guaíba — o terminal é Hidro-Rodoviário, na antiga Estação Rodoviária, Avenida João Pessoa 966, Centro, no final do calçadão.

Para facilitar a escolha do passageiro, uma tela de TV informa o número de passagens já adquiridas para cada horário.

O preço da passagem é de R$ 6 de segundas a sextas-feiras e de R$ 7 aos sábados, domingos e feriados. O pagamento pode ser feito em dinheiro e cartões de débito do Banrisul, Visa e Mastercard. Haverá 14 horários com intervalo de 60 minutos, em cada sentido, de segundas a sextas-feiras.
De Porto Alegre a Guaíba, a primeira viagem será às 6h e a última às 19h, de hora em hora. De Guaíba a Porto Alegre, o primeiro horário será às 6h30min e o último às 19h30min, também de hora em hora.

Aos sábados, domingos e feriados, os horários são reduzidos, com a primeira viagem de Porto Alegre às 7h30min e de Guaíba às 8h. Não haverá preços diferenciados de passagens para menores.

Grêmio apresentará proposta para contratar Kleber nos próximos dias

A direção do Grêmio definiu na tarde desta quinta, em reunião com o
empresário Jorge Machado, os termos da proposta que fará ao Palmeiras
para contratar Kleber, livre para negociar após ser afastado dos treinos
com o grupo no início deste mês. O diretor executivo Paulo Pelaipe, no
entanto, não revela valores nem detalhes do que ficou acertado no
encontro. Disse, apenas, que não será empréstimo:

— Não é empréstimo, não posso dizer mais nada. O negócio está no segredo — resumiu o dirigente.
Sem
adiantar mais nada, Pelaipe não confirmou se jogadores do Grêmio serão
envolvidos na negociação. Quando as especulações começaram, nomes como o
de Gabriel, Leandro e Miralles surgiram entre as possibilidades. O
Palmeiras, no entanto, havia mostrado interesse em Douglas, jogador que o
Grêmio considera de muita importância e inegociável.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nota do Jornal Metro Porto Alegre

 
Devido a uma reorganização em sua agenda, por motivos de uma viajem internacional na semana que vem, a Presidente Dilma Rousseff não vira para a abertuara da 57º Feira do Livro como estava previsto.
A informação foi confirmada pela assessoria de impressa do Planalto nesta tarde, logo após cancelar o credenciamento para a imprensa, que acompanharia a presidente,  em sua visita à Porto Alegre amanhã.

Empresa Stihl confirma investimentos de R$ 518 milhões até 2014

Um protocolo de intenções entre o governo do Estado e a empresa Stihl Ferramentas Motorizadas foi assinado na manhã de hoje, no Palácio Piratini. Pelo acordo, a empresa irá investir R$ 518,4 milhões, até 2014, na ampliação da unidade da empresa em São Leopoldo. A expectativa é da criação de mais 645 empregos diretos e indiretos nos próximos três anos.

A unidade irá produzir cilindros, utilizados em equipamentos como moto-serras e roçadeiras, para as outras fábricas da Stihl, localizadas nos Estados Unidos, Alemanha e China. Somente em 2011, o investimento será de R$ 150 milhões, com a geração de 200 empregos diretos e indiretos.

— O principal fator para que o Brasil passasse a ser o fornecedor dos cilindros da empresa é a tecnologia que desenvolvemos nos 13 anos de produção aqui — afirmou o presidente da Stihl no Brasil, Cláudio Guenther.

Segundo ele, da produção atual, 90% é exportada e 10% atende à demanda local. A empresa também informou que em 2010 registrou um aumento de 37% no volume de vendas e deverá crescer 40% nesse segmento em 2011.

— É um investimento para os próximos três anos, e a fábrica será fornecedora para as outras unidades do mundo. Estamos aliando os recursos do Fundopem com a questão do emprego e da área territorial — disse o governador Tarso Genro.

Previsão é de que a Presidenta abra a 57ª Feira do Livro

Está prevista a presença de Dilma Rousseff na abertura da Feira do Livro de Porto Alegre. Se a agenda presidencial for confirmada, será a primeira vez que um chefe do Executivo brasileiro participa do evento. O cadastramento de jornalistas, referente a sua estada em Porto Alegre, já está aberto no site oficial da imprensa do Planalto, mas a programação ainda não foi divulgada.
“Essa previsão nos enche de expectativa e orgulho, pois estamos diante de um momento histórico, que é a vinda de um Presidente da República do Brasil na nossa Feira. Isso demonstra a importância da popularização do livro e da leitura para o desenvolvimento do nosso país”, salienta João Carneiro, presidente da Câmara do Livro.

Convênios com a Prefeitura facilitam acesso ao livro e à Feira

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, e o prefeito José Fortunati assinaram, nesta quarta-feira (26),  na Prefeitura de Porto Alegre, dois convênios que irão viabilizar a Feira do Livro e a ampliar o acesso dos professores da rede municipal à aquisição de novas obras. Na oportunidade, houve a entrega simbólica do novo Cartão do Professor, que incentiva a qualificação autônoma dos educadores.
           O cartão, no valor de R$ 55,00, será operado pela Refeisul, empresa do Banrisul, sendo para uso exclusivo na 57ª Feira do Livro. Para efetuar a venda utilizando o crédito do Cartão do Professor, cada expositor deverá estar apto a operar pelo Banricompras, tendo habilitada a função “cartão benefício”, sendo necessário o contato com a agência em que o associado da Câmara possui conta corrente.
          Lançado em 2010, o cartão-presente voltará a ser usado na Feira deste Ano, podendo ser adquirido por qualquer cliente junto aos espaços de autógrafos, tanto na Praça da Alfândega, como no Cais do Porto.
            Ao saudar os presentes, João Carneiro os chamou de “amigos do livro”. Falou de sua satisfação em ver a Feira sendo realizada na Praça, que já está com seu eixo central restaurado,  facilitando o acesso do público a todos os espaços. Para o sucesso do evento “o convênio com a Prefeitura é fundamental”, reconheceu. Parabenizou os professores presentes, lembrando que se o índice de leitura do Estado é o maior no País “isto se deve ao trabalho de nossos professores”.
            Já Fortunati observou que o espaço da Feira do Livro está consagrado no coração do centro histórico da cidade. Garantiu que, para o próximo ano, a restauração da Praça estará concluída. “E o cidadão ficará orgulhoso deste local, que terá recuperadas as características que apresentava nos anos 20 e 30”. Para o Prefeito, o cartão é um prêmio ao trabalho do professor e um meio para que possa interagir ainda mais com a Feira. Ele adiantou que no próximo ano este benefício será estendido aos servidores das escolas.
           O secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, que coordena a parceria entre a Prefeitura e a Câmara Rio-Grandense do Livro, ressalta que a realização da Feira “é a sacralização do livro”, lembrando as características únicas do evento porto-alegrense,
realizado ao ar livre, “diferente das grandes feiras de outros estados e países, geralmente confinadas a pavilhões fechados”.
             A titular da SMED, Cleci Jurach, salientou que o cartão será enviado a todas as escolas do município, para chegar a cada docente da rede. Para ela, é “um gesto de reconhecimento ao trabalho do professor e um incentivo à qualificação do ensino”.

BM garante segurança aos visitantes da Feira

Um posto da Brigada Militar (9º BPM), instalado na  Rua Capitão Montanha, bem em frente à agência central do Banrisul, dará segurança 24 horas aos visitantes da Feira do Livro, com policiamento a pé, motocicletas e viaturas nas imediações. Câmeras de vídeo também serão instaladas em pontos estratégicos para monitoramento de toda a área onde se realiza o evento. Além disso, a BM vai registrar ocorrências policiais e lavrar termos circunstanciados no local.

O subcomandante, major André Luiz Nickele Córdova, considera que o efetivo disponibilizado para atuar durante o evento deste ano deve atender adequadamente todos os serviços preventivos necessários a um acontecimento do porte da Feira do Livro. Ele acrescenta que os policiais que estiverem no posto estarão distribuindo a Revista da Legalidade, lançada recentemente pela Brigada Militar e, como tradicionalmente ocorre, passando informações sobre serviços essenciais e dicas de segurança para a população.

Toda a questão do trânsito no local e imediações é de responsabilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), tanto em termos de planejamento, como de dimensionamento de ações.

No que compete à Brigada Militar, serão adotadas também ações no sentido de evitar-se a prática irregular do serviço de "guardador de carros", somente sendo permitido àqueles que estiverem em acordo com a regulamentação.  A Brigada Militar, através do 9º BPM, é parceira da Feira do Livro desde sua primeira edição há 56 anos.

Polícia Federal desarticula quadrilha internacional que agia em sete estados do país

Ao deflagrar a Operação Semilla, a Polícia Federal desarticulou nesta manhã uma organização criminosa internacional que agia em sete estados do país. Ao todo, são cumpridos 54 mandados de prisão temporária e 59 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná, Mato Grosso, Ceará e Goiânia. Todos os mandados foram expedidos pela 4 ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

O grupo era formado por cidadãos brasileiros, sul-americanos e europeus e trazia para o país cocaína proveniente da Bolívia e maconha do Paraguai. A droga era encaminhada para a Europa e África, e também distribuída no Brasil.

A investigação iniciou-se há um ano. Desde então, já foram presas 70 pessoas em flagrante por tráfico de drogas, sendo uma delas suspeita de integrar a máfia calabresa, na Itália. Nesse período, foram apreendidos cerca de 4.327 quilos de cocaína, 5.210 quilos de maconha, mais de R$ 1 milhão em moeda nacional e estrangeira, armas, munições, cerca de 48 veículos e uma aeronave, veículos que teriam sido adquiridos com dinheiro proveniente do narcotráfico. Um laboratório de refino de cocaína foi desativado em Barueri (SP).

Até as 10h, haviam sido presas 35 pessoas e apreendidos R$ 68 mil e veículos. Foram bloqueados pela Justiça, a pedido da PF, contas bancárias e aplicações financeiras ligadas aos investigados, além do sequestro de 20 imóveis, 15 veículos e 1 aeronave.

O nome da operação foi dado em função dos traficantes se referirem à droga como "sementes", que, em espanhol, se diz "semilla".

Polícia prende nove suspeitos de homicídios, roubo e tráfico no Vale do Sinos

Com nove prisões, a Polícia Civil desarticulou nesta manhã pelo menos três quadrilhas especializadas em homicídios, roubos e tráfico de drogas em Novo Hamburgo e Campo Bom, no Vale do Sinos.

Durante a Operação Canudos, foram detidos principalmente indivíduos ligados a quadrilhas suspeitas de roubo a residências nas duas cidades. Também foi preso um homem relacionado a um grupo especializado em furto e roubo de veículos, com extorsão das vítimas.

Entre as apreensões, a polícia encontrou o telefone celular de uma vítima que continha imagens de integrantes da quadrilha se exibindo com armas de fogo de uso restrito das Forças Armadas.

Segundo o delegado Airton Martins, que coordena a operação, um dos presos cometeu pelo menos três homicídios na região. Outro homem teria matado um policial federal.

São cumpridos sete mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. A ação envolve 80 policiais civis e 20 policiais militares.

Grêmio prevê lotação recorde em 2011 em jogo contra Ronaldinho

A volta de Ronaldinho ao Olímpico, dez anos depois, está provocando uma corrida aos ingressos, capaz de quebrar o recorde de público no estádio este ano. Pela estimativa da direção, os 45,9 mil torcedores do dia 15 de maio, no Gre-Nal decisivo do Gauchão, devem ser batidos.
Até ontem, já haviam saído 7 mil dos 19 mil ingressos colocados à venda. Por enquanto, a comercialização se dá apenas pela internet. A procura irá se intensificar a partir de amanhã, quando serão abertas 35 bilheterias, entre 9h e 18h30min.
Dos 25 mil sócios patrimoniais do clube, que não precisam adquirir ingresso, pelo menos 20 mil são aguardados.
Para evitar tumultos, a administração do clube antecipou em meia hora a abertura dos portões. O acesso ao estádio terá início às 13h30min, com a utilização de 20 portões. Os torcedores do Flamengo, que receberão 1,8 mil entradas, ingressarão pelo portão 20, após chegarem ao Olímpico escoltados pela Brigada Militar.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Chuva provoca alagamentos e transtornos para moradores em Uruguaiana

A terça-feira começou com chuva em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e foram registrados 17 pontos de alagamentos na cidade. No bairro Cidade Nova I cerca de 10 casas ficaram alagadas. O motivo segundo moradores é que teria transbordado um valo que existe no local. Moradores ficaram ilhados e, em alguns casos, houve perdas materiais.

— Moro aqui há16 anos e é sempre assim quando chove, perdemos móveis, as crianças não conseguem sair de casa, os moradores ficam ilhados e temos que correr para não perder nossos móveis — ressaltou o morador Luiz Sérgio Ramos.Conforme o secretário de Obras de Uruguaiana, Elói Trojan, a prefeitura está enviando apoio aos moradores: três máquinas foram enviadas para desobstrução de valor.

— Muitos destes problemas são ocasionados pela própria comunidade que acaba enchendo de lixo as chamadas "bocas de lobo". Há sofás, pneus, madeiras dentro dos valos — expõe o secretário.

O Corpo de Bombeiros não registrou ocorrências decorrentes das chuvas.

Segundo a Central de Meteorologia da RBS, nesta terça-feira, o acúmulo de chuva foi de 42 mm. A chuva deve continuar nas próximas horas. Desde o início do mês, já choveu 165 mm. A média do mês é de 140 a 177 mm. O tempo deve começar a melhorar a partir desta quarta-feira.

Ciclone extratropical:
A formação de um ciclone extratropical é responsável pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a noite de ontem. Pela manhã choveu forte em pontos isolados do centro ao noroeste do Estado, mas os maiores volumes ocorreram entre o fim da noite de ontem e o começo desta madrugada.

Em Rio Pardo choveu quase 17mm em apenas uma hora no final da manhã, e em Uruguaiana foram 13,6mm em uma hora no começo da tarde segundo as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Curiosamente, a estação meteorológica da RBS em Uruguaiana registrou um acumulado bem maior (43,2mm até as 13h50min).

Conforme destaca Estael, essa diferença de valores de chuva, também verificada no município de Santa Rosa (0,2mm segundo o Inmet e 19,5mm na estação da RBS) mostra que a chuva forte ocorreu, de fato, de forma isolada.

De acordo com o Inmet, as rajadas de vento passaram de 77km/h nesta madrugada em Torres, no Litoral Norte, e alcançaram 62km/h em São José dos Ausentes, na Serra, no começo da tarde.

Segundo Estael, a expectativa de ventos fortes é maior em relação ao final do dia, e as rajadas devem permanecer ao longo da noite de hoje até a manhã desta quarta-feira. Os ventos mais fortes tendem a ocorrer do Centro ao Leste e no norte do Estado.

Mini, o gigante da Virgínia



Um garoto americano de apenas 7 anos decidiu dedicar seu talento com o kart para uma causa nobre – ajudar uma amiga com câncer da cidade de Manassas, no estado de Virgínia.
A rede te televisão dos EUA NBC exibiu recentemente uma reportagem sobre Timmy Tyrrell Jr, conhecido como Mini, que já levantou US$ 7 mil (pouco mais de R$ 12 mil) para ajudar no tratamento de uma amiga que sofria de câncer no cérebro. “Ela estava muito doente por causa do câncer, e eu quis ajudá-la”, disse.
Atualmente, a menina que o motivou a iniciar a empreitada, Ella Day, está curada. Timmy, porém, continua correndo e doando as quantias que recebe a famílias de crianças com câncer. A “Missão de Mini”, como ficou conhecida a iniciativa, também recebe doações voluntárias.
“Eu só não quero que as pessoas fiquem doentes, porque elas podem morrer. E eu não quero isso”, disse o pequeno herói à NBC.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Veja a nova edição do Jornal Metro Porto Alegre

Com muitas novidades, confira!


http://www.jornalmetroportoalegre.com.br/pdf/cb70ca4b747de12c67185d9029a59a64.pdf

Porto Alegre + Luz

A Smov já deu início às obras da fase de eficientização do projeto Porto Alegre + Luz. A iniciativa prevê a troca das lâmpadas de vapor mercúrio por outras a vapor de sódio, nos 80,5 mil pontos de iluminação da cidade. A economia mínima prevista é de 30%. Os novos equipamentos também oferecem o dobro de eficiência. Com ações complementares à substituição da iluminação, o Porto Alegre + Luz representa um investimento total de R$  33.499.446,00.

Também serão trocados cerca de 115 postes de iluminação pública, defasados pelo tempo ou que sofreram algum abalo estrutural ocasionado, por exemplo, por impacto de automóveis em acidentes de trânsito. Em 2008, processo semelhante foi responsável pela substituição de 150 postes. Além disso, o prjeto prevê a instalação e complementação da iluminação em 50 praças da Capital, e implantação de sistema de iluminação de realce em edifícios, monumentos e espaços públicos.
Vandalismo - Para evitar a depredação dos pontos de iluminação substituídos, a Smov lançou a segunda etapa da Campanha contra o vandalismo, que já reduziu em 74% o gasto com iluminação.
Porto Alegre + Luz
Troca de postes danificados I fase – R$ 1.203.000,00
Troca de postes danificados II fase - R$ 998.363,44
Manutenção da Iluminação: R$ 2.616.000,00
Praças I fase: R$ 1.147.549,71
Praças II fase: R$ 999.914, 85
Iluminação destaque: valor R$ 400.000,00
Projetos para demais áreas: R$ 500.000,00
Mão de Obra -  R$ 3.035.655,00
Materiais para Eficientização: 22.598.965,00
Financiamento Eletrobrás: R$ 19.225.000,00
Recursos da prefeitura: 14.274.446,00

Túnel da Conceição: obras seguem

Túnel da Conceição: iniciada em 9/10/201, recuperação termina em abril/2012
Túnel da Conceição: iniciada em 9/10/201, recuperação termina em abril/2012
A segunda etapa da obra de reforma do Túnel da Conceição segue bastante avançada. Com a remoção do pavimento dos dois níveis da passagem e abertura das câmaras, são recuperadas as fissuras e armaduras expostas, concretagem da laje incorporada entre a estrutura superior e inferior, e instalada nova rede de drenagem, inclusive ao longo da escadaria junto à lateral do túnel, na avenida Independência. “

Como na primeira fase, a principal intervenção em execução é a implantação deste novo sistema de drenos, para melhor captar as águas de infiltrações que se dirigem ao túnel. As obras de drenagem são o ponto mais importante da obra, pois, justamente a defasagem da captação das águas, foi o que provocou o processo de deterioração da estrutura”, informa o secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo.

Concluída esta fase da obra, as próximas intervenções serão de confecção das lajes pré-moldadas do passeio do túnel superior, montagem das armaduras da laje incorporada entre a estrutura inferior e superior e pavimentação da escadaria. Conforme o titular da Smov, o andamento do cronograma é satisfatório e as obras estão bastante avançadas. "“Seguimos com o mesmo objetivo de cumprir o cronograma inicial, conforme as exigências técnicas e medidas de segurança com a expectativa de obtermos o bom andamento registrado na primeira parte da reforma e entregarmos o túnel totalmente renovado dentro do prazo previsto”", disseTrogildo.

Prazo - As obras de recuperação da estrutura e do sistema de drenagem do Túnel da Conceição começaram no dia 9 de outubro de 2010, com previsão de duração de 18 meses. A primeira etapa foi concluída no dia 2 de julho de 2011, dentro do prazo estimado de nove meses. O prazo para o término da reforma completa é abril de 2012.

Concurso Curta nas Telas tem prazo prorrogado

Curtas selecionados serão exibidos no circuito comercial de Porto Alegre
Curtas selecionados serão exibidos no circuito comercial de Porto Alegre
A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) prorrogou o prazo de inscrições para a 38ª Edição do Curta nas Telas até o dia 4 de novembro. Podem participar do concurso filmes nacionais de curta-metragem que tenham cópia em boas condições na bitola 35 mm ou com matriz encodada no sistema digital, com duração de até quinze minutos, sem considerar o tempo de duração dos créditos finais; não exibidos pelo disposto na Lei Federal nº 6281 de 9/12/1975; e que tenham sido realizados após 1990.

Realizado pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura,  o 38ª  concurso Curta nas Telas premia os selecionados com o pagamento do direito de exibição, no valor de R$ 1.500, além da exibição no circuito comercial de cinemas de Porto Alegre, em sistema de rodízio entre as salas.

Famílias do Túnel Verde recebem matrículas de lotes hoje

Setenta e uma famílias do Loteamento Túnel Verde recebem nesta segunda-feira, 24, as matrículas de seus lotes de terreno no processo de regularização fundiária que a prefeitura está realizando no local. As matrículas serão entregues pelo prefeito José Fortunati, às 18h, em evento  no Salão Nobre do Paço Municipal.
O Loteamento Túnel Verde está localizado na Estrada Retiro da Ponta Grossa, 1.001, uma área alagadiça, que vai receber investimentos do Município no valor de R$ 15 milhões para obras de infraestrutura como macro e micro drenagem, implantação de Casa de Bombas, terraplanagem e pavimentação viária de 4 km de vias.
Nesta primeira fase estão sendo beneficiadas no processo de regularização fundiária, as primeiras 71 famílias que apresentaram a documentação completa de comprovação de propriedade dos lotes. Outras 90 famílias estão em processo de regularização, reunindo a documentação necessária para ter seus lotes individualizados e registrados.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PGE abre concurso público para cargo de Procurador do Estado


A Procuradoria-Geral do Estado abriu concurso público para preenchimento de nove cargos vagos na classe inicial da carreira de Procurador do Estado, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). As provas serão aplicadas em três etapas, todas com caráter eliminatório. A fase preliminar compreenderá uma prova objetiva, prevista para o dia 4 de dezembro, composta de 30 questões de conhecimentos de Língua Portuguesa e de 70 questões de conhecimentos gerais de disciplinas jurídicas.
Fase intermediária
O candidato que obtiver um mínimo de 50% de aproveitamento em cada uma das áreas de conhecimento, nota igual ou superior a 60 pontos, e estiver incluído entre os 200 primeiros classificados estará apto a participar da fase intermediária.
O valor do subsídio mensal da classe inicial de Procurador do Estado corresponde a R$ 16.119,10. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, nos endereços http://www.pge.rs.gov.br e http://www.fundatec.org.br, até o próximo dia 03 de novembro, mediante recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 160,00.

8ª Conferência Municipal de Cultura.

O Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura realizam até 1º de novembro, a 8ª Conferência Municipal de Cultura. O evento bienal tem o apoio da Assembleia Legislativa, Procempa, DMAE, Secretaria Municipal de Governança Local, Carris, Fundacine e Fundação Cultural Piratini (TVE e FM Cultura), define o plano de cultura para a cidade e abre espaço para o debate de questões do setor.  Para preparar o conteúdo a ser aprovado na conferência, serão realizadas pré-conferências de 3 a 6 de outubro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Serão 11 pré-conferências, reunindo representantes das áreas culturais da cidade: patrimônio e memória culturais, dança e circo, artes cênicas, música, livro e literatura, artes plásticas, Carnaval, manifestações populares e diversidades, tradição e folclore, cinema, vídeo e fotografia e descentralização-OP. As inscrições para as pré-conferências são nos dias dos eventos. Os resultados são apresentados e votados na conferência municipal.

Copa 2014: Turismo e Hotelaria têm encontro amanha

 
Nesta terça-feira, 11, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) realiza reunião conjunta do Fórum de Governança Local do Turismo de Porto Alegre e da Câmara Temática de Turismo e Hotelaria Copa 2014. O encontro será das 9h às 11h, no auditório da SMTUR. Integram o fórum e a câmara dirigentes de entidades, empresários e profissionais de segmentos ligados ao turismo da Capital.
Na reunião, a consultoria encarregada de modelar a organização de todas as câmaras temáticas locais, parceria da prefeitura através de convênio junto ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), apresentará o Sistema de Governança e Planejamento Estratégico das Câmaras Temáticas Municipais/Copa 2014 e propostas para a atuação articulada da Câmara de Turismo e Hotelaria.

O encontro atualizará os trabalhos em andamento na Câmara Temática Nacional do Desenvolvimento do Turismo (CTND), fórum setorial que integra o Grupo Executivo da Copa do Mundo FIFA de Futebol no Brasil (Gecopa).

A Corrida do Turismo

Um superjogo de ludo desenhado sobre um tabuleiro de 36 metros quadrados com “A Corrida do Turismo”  é a atração que a Secretaria Municipal de Turismo da Capital prepara para divertir a gurizada a partir de quarta-feira, 12 de outubro, Dia da Criança, até domingo, 16.  O equipamento será montado no  2º piso (Nível Guaíba) do BarraShoppingSul, e a brincadeira será aberta a crianças que quiserem 30 minutos da diversão gratuita e diferente.
A proposta é aliar diversão e aprendizado como forma de estreitar a relação das crianças com a cidade onde vivem. A atividade faz parte do programa Turismo Fazendo Escola, da Escola Social de Turismo de Porto Alegre, iniciado em abril do ano passado e que envolveu, até agora, 3.500 alunos do 2º ciclo da rede municipal de ensino.
Tabuleiro - As crianças participarão do jogo em quatro duplas a cada sessão, e serão elas as próprias peças que “caminharão” sobre as casas coloridas do tabuleiro a partir do  número de passos que apontar o dado gigante que será lançado por um dos participantes. Ao longo do trajeto,  os jogadores irão se deparar com locais de Porto Alegre considerados atrativos turísticos, retratados em fotografias impressas sobre o tabuleiro. Toda vez que os jogadores entrarem em uma casa do jogo com um ponto turístico, um painel mostrará informações sobre o local e determinará se a criança avança, espera ou volta para casas anteriores.  Ao final da brincadeira, os jogadores terão percorrido os principais atrativos turísticos de Porto Alegre.

20 anos do Ginásio Tesourinha

Na próxima segunda-feira, 17, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) promove um evento em comemoração aos 20 anos do Ginásio Municipal Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, s/nº). A comemoração, que se inicia às 17h, terá a presença da Banda Municipal.
O Tesourinha oferece atividades de alongamento, basquete, biodança, capoeira, ginástica chinesa, dança para a terceira idade, futsal, ginástica localizada, caminhada orientada, handebol, musculação, vôlei, ioga, kung fu, ginástica artística e dança. Horário de atendimento: 8h às 12h e das 14h às 18h.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O ministro Orlando Silva e Pelé visitam o Beira Rio



Pelé, embaixador honorário da Copa 2014, está em Porto Alegre hoje, 7,  junto com o ministro do Esporte, Orlando Silva, para visita às obras do estádio Beira-Rio. O secretário extraordinário da Copa 2014,  João Bosco Vaz, e o secretário estadual do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, acompanham a agenda, que começou às 9h30, no Palácio Piratini. Às 10h, a comitiva visitou o Beira-Rio, onde foi recebida pelo presidente do Internacional, Giovanni Luigi. Em seguida, às 11h,se encaminharam  ao Centro Estadual de Treinamento Esportivo do RS (CETE). A partir das 13h, foi oferecido um almoço no Galpão Crioulo, do Palácio Piratini, com a presença dos atletas gaúchos que participarão dos Jogos Panamericanos.
“A confiança é plena no Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. Não só por nós, mas a Fifa já definiu o estádio como sede e a expectativa é que o processo ocorre da melhor forma para já termos um novo prazo estipulado de término das obras. Vale destacar que a reconstrução já começou. Não estamos falando aqui em começar do zero”, avaliou Orlando Silva. Já Pelé ressaltou a importância de Porto Alegre, com o Beira-Rio, receber a Copa. “A preocupação existe, mas tenho certeza que o Internacional vai ajeitar as questões que faltam e dar prosseguimento à sua modernização”, discorreu.

O gremista Eric Clapton


O guitarrista Eric Clapton recebeu na tarde ontem, quinta feira, no hotel em que está hospedado em Porto Alegre, uma camisa personalizada do Grêmio, com seu nome e o número 11, feita especialmente pelo Marketing do clube para o ídolo. O músico ficou muito feliz ao receber a camisa das mãos da Relações Públicas do Grêmio, Melissa Motta: "É um presente para mim ? Muito obrigado".

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Oktoberfest em Santa Cruz



Motivos não faltam à Oktoberfest para atrair pessoas do Brasil e até do exterior. Em quase três décadas de história, a versão brasileira do evento de Munique, na Alemanha, já recebeu cerca de 18 milhões de visitantes. Segundo Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica, onde é realizada a Oktoberfest, a proposta, desde 2005, tem sido trazer para o evento, especialmente, o turista com potencial de compra e que admire a cultura germânica. Afinal, a festa, além de promover a apreciação da bebida, celebra a tradição alemã no Sul do Brasil.
Homens de suspensórios e calças batendo nas canelas, mulheres de vestidos com aventais, todos devidamente acompanhados com suas canecas de grandes proporções, têm entrada franca na Vila Germânica. Lá, o ambiente é envolvido com um clima alegre, colorido e regado a muito chope: mais de 25 variedades. Para dar o tom do evento, cerca de 30 bandas nacionais vão oferecer 450 horas de animação dentro e fora dos pavilhões.  Outra atração são os desfiles, verdadeiros espetáculos ao ar livre que contam a história da colonização alemã e exaltam os costumes dos descendentes. Pela Rua XV de Novembro, no centro da cidade, passam aproximadamente 2,5 mil figurantes e 15 carros alegóricos, mais charretes, carroções, carros de mola e Bierwagens (carros de distribuição de chope gratuito) motorizados e com tração animal. Para os que gostam de desafio, haverá diariamente o Concurso nacional de chope em metro, com participação gratuita. Outra prova é o Rei do Tiro, modalidade esportiva organizada pela Sociedade de Atiradores de Blumenau.
Quando se fala em Oktoberfest logo se pensa na festa catarinense, mas o que muita gente não sabe é que o Rio Grande do Sul, abriga a segunda maior festa do gênero no país. De 5 a 16 de outubro, Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros de Porto Alegre, terá a 27ª edição do evento que celebra a cultura alemã no estado. São esperados 400 mil visitantes em 12 dias de música, dança e farta gastronomia. As tradições dos imigrantes alemães que colonizaram a região há 160 anos estão presentes no dia a dia dos moradores e são prato cheio para quem chega sedento de cultura.
As atrações se concentram no Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa, 715), localizado no centro de Santa Cruz. Bailes com bandas típicas alemãs, apresentações folclóricas com grupos de danças, corais e orquestras, além de jogos germânicos no espaço cultural animam os presentes. É permitido, ainda, saborear as delícias gastronômicas dos restaurantes típicos ou no Café Colonial. Quem quiser ir além, pode aprender a preparar receitas tradicionais na escola de culinária, como os cucas, espécies de bolos que dão água na boca.
Saiba mais
A origem da Oktoberfest, na Alemanha, remonta ao ano de 1810, na cidade de Munique, na Baviera, quando, com uma corrida de cavalos, foi celebrado o casamento do príncipe herdeiro Ludwig, mais tarde Ludwig I, com a princesa Therese Von Sachsen-Hildburghausen. O enorme sucesso de público no evento – que contou ainda com a presença da família real da Baviera – fez com que fosse marcada outra festa para o outubro seguinte e, desta forma, se iniciou a tradição. Na medida em que novas edições eram realizadas, mais atrações foram incorporadas, como os jogos germânicos, desfiles de carros alegóricos, concursos de rainhas e princesas, bailes típicos animados por bandas folclóricas e, principalmente, a gastronomia.

 Afinal, a festa, além de promover a apreciação da bebida, celebra a tradição alemã no Sul do Brasil.