quarta-feira, 27 de julho de 2011

29 vezes ele já chegou até você, confira!

Mais de um ano, cheio de novidades, informando com responsabilidade, Jornal  Metro Porto Alegre!

Aluno da escola Lauro Rodrigues é destaque no atletismo



Ao 15 anos, o aluno Matheus também é atleta da Sogipa

Quem entra na turma C22 do segundo ano do terceiro ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rodrigues, no bairro Jardim Ingá, logo percebe a presença do estudante Matheus Fonseca Cunha. Aos 15 anos, o garoto não chama a atenção apenas pelo seu 1m82cm de altura, muito acima da média de seus colegas, mas também pela vida que tem fora da instituição.
De família humilde, há um ano Matheus é atleta da Sogipa, especialista nas provas de salto triplo e salto à distância. No último campeonato gaúcho adulto, por exemplo, realizado no início de julho, conquistou o quarto lugar nas provas, mesmo enfrentando atletas profissionais. Além disso, sagrou-se vice-campeão no decatlo, no qual competiu quase por acaso, por lesão de um companheiro de clube. “É um menino com muito potencial, não fosse assim nem perderia meu tempo com ele. Tem tudo pra dar certo, desde que não saia da linha”, afirma José Haroldo Gomes Loureiro, o “Arataca”, treinador de renome no atletismo gaúcho e brasileiro, responsável por acompanhar Matheus na Sogipa, onde o garoto treina pela manhã, de segunda a sábado, antes de ir para a escola , onde estuda à tarde.

Na Lauro Rodrigues desde o início do ano, o estudante só teve a sua carreira de atleta descoberta ao oferecer números de rifa a professores e colegas. O dinheiro arrecadado, R$ 350,00 era necessário para custear as passagens de ida e volta para São Paulo, onde Matheus disputará um campeonato nas próximas semanas. “Não sabíamos dessa história de vida, mas, desde então, estamos fazendo todo o possível para ajudá-lo. Além de bom atleta, é um ótimo aluno, educado, esforçado, simpático, atencioso com os demais. Só recebe elogios nos conselhos de classe”, afirma o diretor Sílvio Capaverde.

Por mais de seis anos, Matheus foi jogador de futebol, tendo atuado no São José, no Grêmio e no Internacional, clubes nos quais passou nos processos de seleção, as conhecidas “peneiras”. “Eu sempre fui de ir atrás das coisas, não posso perder oportunidade”, diz ele. Porém, ao ser reprovado em Língua Portuguesa no seu antigo colégio, recebeu como castigo deixar o futebol, a sua paixão até então, para que se concentrasse em sua formação. “Uma vez apareceu um empresário que me propôs que eu abandonasse os estudos e focasse só no futebol, que ele me sustentaria. Meu pai e eu nem demos conversa pra ele”, conta.
Depois disso, em uma visita de um professor do Centro Humanístico Vida a sua antiga escola, Matheus foi convidado a tentar a sorte no novo esporte, pelo seu físico apropriado para a modalidade. De lá, em três meses foi recrutado pela Sogipa, que acreditou no seu potencial. No atual clube, Matheus recebe ajuda com passagens de ônibus e almoços, que também são oferecidos na Lauro Rodrigues. Suas outras necessidades, porém, dependem da boa vontade de pessoas próximas. “É um garoto de família carente, temos que ajudá-lo em quase tudo”, afirma o treinador. O próprio Matheus lembra de uma situação curiosa. “Em um campeonato que durava o dia inteiro, toda a equipe saiu pra almoçar e eu não fui. Aí o professor Arataca me perguntou o porquê, eu respondi que não tinha dinheiro e ele me deu dois vales-refeição”, relembra.

EPTC divulga dias e locais da Operação Ar Puro

Em agosto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizará a Operação Ar Puro, verificando o nível de fumaça preta nos veículos a diesel, nestes dias e locais:

01, segunda-feira: av. Plínio Kroeff
02, terça-feira: terminal de ônibus rua Adelino Ferreira Jardim; terminal de ônibus Humaitá
03, quarta-feira: avenida Nonoai
08, segunda-feira: avenida Farrapos
09, terça-feira: terminal de ônibus da Diário de Noticias; parada 21 na Lomba do Pinheiro
10, quarta-feira: avenida Castelo Branco, sentido centro/bairro
15, segunda-feira: avenida Borges de Medeiros
16, terça-feira: terminal de ônibus da Serraria; terminal de ônibus Gamal Abdel Nasser
17, quarta-feira: avenida Plínio Kroeff
22, segunda-feira: avenida Loureiro da Silva
23, terça-feira: terminal de ônibus rua Guerra Junqueira e Enrico Caruso; terminal de ônibus Major Tito (Belém Velho)
24, quarta-feira: avenida Salvador França
29, segunda-feira: estrada João de Oliveira Remião
30, terça-feira: terminal rua São Benedito; terminal de ônibus Beco da Fumaça
31, quarta-feira: avenida Presidente João Goulart

Show de Arnaldo Antunes no 6º Festival de Inverno

Festival ocorre de 25 a 31 de julho e terá show extra em 23 de agosto


Festival ocorre de 25 a 31 de julho e terá show extra em 23 de agosto
No 6º Festival de Inverno serão realizados hoje, 27, os espetáculos de Arnaldo Antunes, às 21h, no Bourbon Country, e Nelson Coelho de Castro, no mesmo horário, no Teatro Renascença, com participação especial de Wilson Ney.

Os ingressos para os shows do 6° Festival de Inverno podem ser adquiridos em dois locais: bilheteria dos teatros Renascença e Bourbon Country. Os shows previstos para o Bourbon terão ingressos comercializados apenas na bilheteria do teatro. Os espetáculos serão apresentados em três locais: Bourbon Country, Teatro de Câmara e Teatro Renascença.

Esgotado - Apenas o espetáculo de Arnaldo Antunes já está com os ingressos esgotados. No Teatro Renascença (av. Érico Veríssimo, 307), o atendimento acontece das 10h às 18h; no Bourbon Country (av. Túlio de Rose, 100, 2º andar), das 14h às 22h. Não será possível comprar shows de um teatro na bilheteria do outro. Cada um venderá exclusivamente as suas atrações.
Devido à combinação de preços acessíveis com espetáculos bastante concorridos, a Secretaria Municipal da Cultura(SMC)  sugere a compra de ingressos com antecedência. Não há possibilidade de reservas, nem venda eletrônica, portanto não existe garantia de ingresso. A fim de evitar a ação de cambistas, as vendas (apenas em dinheiro) estão limitadas a quatro tickets por pessoa para cada show. Descontos apenas para cidadãos com 60 anos ou mais.
O Festival de Inverno oferecerá também shows gratuitos no Teatro de Câmara (av. da República, 575), com distribuição de senhas uma hora antes. As atrações serão: Noite de Rap, com Alvo do Sistema, Roots Rap & W Negro (dia 27), Apanhador Só (dia 28), Paulinho Fagundes (dia 29), Gisele de Santi (dia 30) e Erlon Pericles (dia 31), sempre às 19h.

O último espetáculo desta edição acontece dia 23 de agosto. Soledad Villamil apresenta o show "En Concerto", às 21h, no Bourbon Country. Todos os shows previstos para o Teatro de Câmara acontecem às 19h e têm entrada franca. 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Paulo Roberto Falcão: demitido após 99 dias como treinador do Internacional

Paulo Roberto Falcão não é mais o treinador do Internacional. O time gaúcho divulgou em seu site, que o técnico deixou a equipe nesta segunda-feira, juntamente com Roberto Siegmann, que deixa o cargo de vice-presidente. Osmar Loos, técnico do time sub-23, assume a equipe.
Com status de ídolo do clube de quando ainda era jogador, entre 1973 e 1979, Falcão assumiu o Internacional dia 11 de abril. O discurso era que ia montar um time competitivo, com um futebol alegre, parecido com o do Barcelona. Apesar do título do Campeonato Gaúcho, Falcão fracassou no objetivo e deixa o comando da equipe com 50,9% de aproveitamento: dezenove partidas, oito vitórias, cinco empates e seis derrotas.
Essa é a segunda vez que Falcão é demitido do Internacional. Em 1993, ele deixou a equipe depois de 14 partidas no Campeonato Brasileiro: foram cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas. 
 O próximo adversário do Internacional será o Avaí, na Resscada, sábado. Neste fim de semana, o São paulo venceu o Inter por 3 a 0 em Porto Alegre.

Museu do trem promove oficinas nas férias de inverno

Atividades educativas ocorrem no museu localizado junto à Estação São Leopoldo da Trensurb, de 19 a 30 de julho.

Neste inverno, o Museu do Trem, localizado junto à Estação São Leopoldo da Trensurb, lança o projeto Férias de Inverno no Museu do Trem, disponibilizando para a comunidade Oficinas de Patrimônio relacionadas a expressões artísticas e uma Oficina de Conservação de Peças em Metal. O Programa de Ação Educativa do Museu do Trem, já em seu segundo ano de atividades, investe na produção de materiais educativos e didáticos para uso das escolas, das crianças acompanhadas das famílias e dos visitantes espontâneos.

O princípio básico da Educação para o Patrimônio é a experiência direta do visitante com os bens e os fenômenos culturais e históricos da cidade. A experiência planejada pelo Museu do Trem tem por objetivo a compreensão e valorização do patrimônio, num processo contínuo de descoberta. A proposta é de conscientizar e valorizar a preservação do patrimônio, através do reconhecimento e familiarização com o acervo do Museu através de atividades relacionadas com a arte, possibilitando maior interação e descontração para o envolvimento das crianças.

Nas atividades desenvolvidas com a metodologia de educação para o Patrimônio, o Museu segue um processo permanente e sistemático de contato com o Patrimônio Cultural da cidade como fonte primária de conhecimento. “Deslocar o patrimônio cultural para o ponto de destaque de objeto de conhecimento, possibilita o enriquecimento individual e coletivo da comunidade leopoldense”, destaca Alice Bemvenuti, diretora do Museu.

As oficinas são ministradas por mediadores e cada uma delas relaciona uma expressão artística à conservação do acervo do Museu:

- Oficina de Patrimônio e Teatro;
- Oficina de Patrimônio e Hora do Conto;
- Oficina de Patrimônio e Desenho;
- Oficinas de Conservação de Peças de Metal.

Serviço:

Férias de Inverno no Museu do Trem, de 19 a 30 de julho de 2011

Para as Oficina de Patrimônio é necessário levar um brinquedo ou objeto pessoal para mostrar ao grupo.

Horários: quartas-feiras, sextas-feiras e sábados, das 14h às 15h30
- Oficina de Patrimônio e Teatro;
- Oficina de Patrimônio e Hora do Conto;
- Oficina de Patrimônio e Desenho.

Para a Oficina de Conservação de Metal é necessário vir com roupa adequada que possa sujar.

Horários: terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30
- Oficinas de Conservação de Peças de Metal.

As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições: (51) 3591-8851 ou museudotrem@saoleopoldo.rs.gov.br

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rio Grande do Sul, prestígio da Presidente Dilma

A Presidente Dilma confirma presença na posse da Fiergs
Dilma que nunca deixou de demonstrar seu carinho pelo Rio Grande  e volta ao estado mais uma vez depois de sua posse como presidente. Desta vez para a cerimônia de posse da nova gestão da  Fiergs que ocorre hoje.
A presidente Dilma Rousseff participará da posse de Heitor José Müller como o novo presidente do Sistema Fiergs, que ocorrerá nesta quinta-feira (14), em Porto Alegre. O evento está marcado para as 20h, na sede da Fiergs. Müller substitui Paulo Tigre no cargo.
O novo presidente é natural de Tupandi, antigo distrito de Montenegro,  é técnico em Contabilidade e bacharel em Direito. Atualmente é vice-presidente da Fiergs, onde integra as diretorias desde 1989. Já presidiu a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e a União Brasileira de Avicultura (UBA) - atual Ubabef - com sede em Brasília. Idealizador e fundador do Sindicato das indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Sipargs), foi presidente desde a sua fundação em 1992 até 2008 e um dos sócios-fundadores da Frangosul na década de 70.
Ele, ainda, é presidente da Deltapar Investimentos S.A., empresa holding que adquiriu, em 2004, uma fundição em Santo Ângelo, criando a Fundimisa, onde é diretor-presidente. É fundador da Novagro Granja Avícola S.A., também em Montenegro, e integra o Conselho de Administração da Agrogen, na área de multiplicação genética avícola.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vacina contra a gripe está disponível em unidades de saúde


Foram distribuídas 10 mil doses Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu em unidades de saúde (veja lista), dez mil doses de vacinas contra gripe H1N1. Segundo a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, poderão se vacinar os integrantes dos grupos considerados de risco (gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, pessoas com 60 anos ou mais, doentes crônicos, indígenas e profissionais de saúde).

Unidades que receberam as doses
Centro de Saúde IAPI – Rua Três de Abril, 90Centro de Saúde Navegantes – Av. Presidente Roosevelt, 5
Centro de Saúde Bom Jesus – Rua Bom Jesus, 410
Centro de Saúde Modelo – Rua Jerônimo de Ornelas, 55
Centro de Saúde Santa Marta – Rua Capitão Montanha, 27
CS Vila dos Comerciários – Rua Manoel Lobato, 151
UBS Chácara da Fumaça – Estrada Martim Felix Berta, 2432
UBS Assis Brasil – Av. Assis Brasil, 6615
UBS Passo das Pedras I – Av. Gomes de Carvalho, 510
UBS Macedônia – Av. Macedônia, 750
UBS Glória – Av. Professor Oscar Pereira, 3229
UBS Panorama – Estrada João de Oliveira Remião, 6505
UBS Bananeiras – Av. Aparício Borges, 2494
UBS Camaquã – Rua Pitta Pinheiro Filho, 176
UBS Tristeza   - Av. Wenceslau Escobar, 2442
ESF Ponta Grossa – Estrada Ponta Grossa, 3023


terça-feira, 5 de julho de 2011

Justin Timberlake quer transformar o MySpace em um show de talentos online

Sendo um dos novos donos da rede social, o cantor e ator pretende repaginar o serviço para que ele sirva como uma ferramenta de revelação de astros musicais iniciantes.

Agora que o cantor e ator é um dos novos donos da rede social, pretende dar uma cara nova ao serviço, usando-a como uma ferramenta de revelação de astros musicais iniciantes.
Se você possui um talento musical escondido, pode ser que a sua chance e sucesso esteja mais próxima do que você imagina. Isso porque o cantor, ator, e agora homem de negócios Justin Timberlake, que comprou parte do Myspace, pretende transformar o serviço em uma espécie de programa de talentos, algo como um “ídolos” na internet.
Timberlake não disse exatamente como pretende fazer essa transformação e o seu assessor, Jhonny Wright, disse que é preciso trabalhar em cima do formato ainda, porém, a vontade é transformar o MySpace novamente em uma ferramenta para que músicos iniciantes tenham lugar no concorrido mercado de trabalho. Possivelmente isso será feito em uma espécie de show de talentos, um formato que está em alta.
Apesar de ter sofrido bastante os efeitos da chegada do Facebook, o MySpace ainda é uma rede social de peso, e muito utilizada principalmente por músicos que desejam mostrar o seu trabalho de maneira independente. Aqui no Brasil, músicos como a cantora Mallu Magalhães, por exemplo, começaram a fazer sucesso através dessa ferramenta.