sexta-feira, 27 de maio de 2011

Semana do Meio Ambiente em NH




Um termo que cada vez mais ganha espaço nos debates sociais e, principalmente, ambientais, é a reciclagem. E o ato de reaproveitar um material beneficiado como matéria-prima de um novo produto ganha destaque como tema da Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo. De 30 de maio a 5 de junho, diversas atividades serão realizadas no Município com o objetivo de discutir e conscientizar sobre esta prática.
Durante a Semana do Meio Ambiente, serão realizadas palestras, ações de sustentabilidade, caminhadas e trilhas, distribuição de mudas de árvores nativas, feiras de adoção de animais, mutirão de limpezas e muito mais. Entre os principais eventos da programação, está o 1º Encontro Regional da Biodiversidade, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela EMATER. A ação incentivará a utilização das sementes crioulas. Além dessa iniciativa, destaque também para a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, no Parcão, em comemoração a data e ao encerramento da iniciativa.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aprovado Novo Código Florestal


A Câmara dos Deputados aprovou a pouco, por 410 votos a favor, 63 contrários e uma abstenção o novo Código Florestal. Alguns destaques do texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ainda devem ser votados. Os únicos a recomendar voto contrário a mudança foram o P-SOL e o PV.
Entre outras coisas, têm como destaque dois mecanismos de proteção ao meio ambiente: as Áreas de Preservação Permanentes (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida; e a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais. O texto isenta pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais - um módulo pode variar de 40 hectares a 100 hectares.

Dia do Desafio

Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.
Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.
O Dia do Desafio foca em uma disputa amigável e divertida, que estimula a participação. No desafio, quem vence são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a liderança, a criatividade, o espírito comunitário e tendem a perceber o bem que nos faz a prática da atividade física nos outros dias do ano.
 Esta edição é recorde Estado com adesão de 93,5% das cidades, 464 municípios gaúchos estarão envolvidos em atividades de promoção da qualidade de vida.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Conheça alguns dos principais museus do Estado, no Dia Internacional dos Museus

Conheça museus por todo o Estado e homenageie o Dia do Museu

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) - É um dos principais museus de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne quase três mil obras de artistas nacionais e internacionais.

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - É uma instituição cultural voltada para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social no RS. Seu acervo, disponível para consulta, abrange diferentes áreas da Comunicação: Imprensa, Televisão e Vídeo, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.

Fundação Iberê Camargo - As memórias construídas ao longo da vida de Iberê Camargo foram retratadas em mais de sete mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras e guaches, e estão guardadas neste museu que leva o seu nome.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS O museu apresenta desde experimentos com temas científicos a mostras tecnológicas. A exposição permanente conta com 800 experimentos interativos, dentro os quais destaca o Giroscópio Humano, que dá a sensação de estar flutuando em um ambiente sem gravidade.

Museu do Trem - A Estação Ferroviária de São Leopoldo foi fundada em 1874, e no ano de 1976 se transformou no Museu do Trem. São realizadas nesta antiga estação exposições permanentes com visitas guiadas, exposições itinerantes, palestras para grupos escolares e variados projetos culturais.

Casa do Imigrante - Construída em 1788, em São Leopoldo, no decorrer dos anos, a casa teve diversos donos até o ano de 1939, quando sofreu uma restauração, passando a ser um museu destinado à história da imigração alemã.

Museu Comunitário Casa Schmitt - Instalado em um imóvel construído na primeira metade do século XIX, em estilo enxaimel, o museu abriga a reconstituição de uma antiga venda de colônia e da residência do imigrante João Pedro Schmitt, considerado o fundador da cidade de Novo Hamburgo.

Museu de Ciências Naturais Ceclimar O museu é vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Localizado às margens da lagoa Tramandaí no município de Imbé, promove em conjunto com o Setor de Educação Ambiental, cursos e atividades voltadas a conscientização do mundo sustentável direcionados à comunidade.

Dreamland Museu de Cera - Com 1,5 mil m² de área, o museu conta com 17 cenários com réplicas em cera de celebridades internacionais. Destacam-se as réplicas do Mike Tyson, Brad Pitt, Demi More, Lady Di, Bill Clinton, Sean Connery, Harrison Ford, James Dean, Elvis Presley, e Frank Sinatra.

Museu do automóvel Hollywood Dream Cars O museu apresenta acervo clássico de carros, motos e objetos da década de 20 a 60. Dentre os quais destacam-se Buick (1951), Roadmaster, Pontiac (1951), Ford modelo A (1929), cadillacs e 15 motos Harley-Davidson.

Museu Medieval Castelo Saint George - O Museu Medieval propõe uma viagem à Idade Média por meio de sua exposição composta por um arsenal de armas medievais e cutelaria gaúcha, nacional e internacional.


Capital pode receber usina de reciclagem tecnológica


A reciclagem de resíduos tecnológicos e os caminhos que percorrem o ciclo sustentável do lixo eletrônico foram tema do Meeting de Tecnologia que o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) participou nesta terça-feira, 17, na Federasul. O encontro, coordenado pelo vice-presidente da Federasul, Jaime Wagner, contou com a palestra do prof. Newton Braga Rosa, secretário de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, e Alexandre Machado, líder de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cetrel, empresa baiana do Grupo Braskem.
A capital dos gaúchos foi destacada pelos palestrantes como referência nacional no tratamento do lixo tecnológico. Um dos assuntos abordados foi a possibilidade de se formatar uma parceria público-privada para gerir a implantação de um projeto de uma usina inédita de reciclagem no município. A iniciativa está inserida na proposta do Inovapoa de implementar uma política municipal de resíduos sólidhos, a fim de propor uma adequada coleta, triagem e reaproveitamento de resíduos tecnológicos.
De acordo com o titular do Inovapoa, a proposta de transformar resíduo em produto é grandiosa, além de economicamente rentável. “A ideia atende a Lei Federal da Logística Reversa, de agosto de 2010, que institui no país a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse. O evento contou com o patrocínio da Procempa e apoio da Assespro/ Internet Sul/ Softsul/ Seprorgs/ Sucesu-RS.